Vacinação contra a Gripe - 2021.
Para minimizar as complicações decorrentes das infecções causadas pelo vírus da gripe, principalmente no inverno, quando as pessoas estão mais propícias a algum tipo de infecção respiratório-viral, começa nesta segunda, dia 12 de abril a 23ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. O período de imunização será de 12 de abril a 9 de julho.
De acordo com o cronograma do Ministério da Saúde, a campanha será dividida em três etapas. Na primeira, que acontece de 12 de abril a 10 de maio. Nesta fase, podem vacinar as crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), grávidas em qualquer idade gestacional, mulheres no pós-parto ( 45 dias) e trabalhadores de saúde.
Neste ano, a imunização contra a gripe coincidirá com a vacinação contra a Covid-19.
Segundo a recomendação do Ministério da Saúde, devido à gravidade das complicações provocadas pelo novo coronavírus, a administração da vacina contra a Covid-19 deve ser priorizada em quem faz parte do grupo prioritário e ainda não recebeu as doses.
A vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde é trivalente, ou seja, protege contra três tipos de Influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. A vacina é segura e reduz as complicações que podem levar aos casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Por isso, é preciso que o público-alvo compareça aos postos para receber as doses.
.
.