Plano de ação de vacinação

PLANO DE AÇÃO - VACINAÇÃO CONTRA À COVID-19.

MUNICÍPIO DE LOANDA-PR.

                              

IDENTIFICAÇÃO

Município: Loanda

Regional de Saúde: 14ª RS Paranavaí

Endereço da SMS: Rua Eugenio Mella, 638

Função

Contato

Nome

 

 

Secretário/a Municipal de Saúde

Ana Paula Marques Alencar

 

 

Responsável Vigilância Epidemiológica

Priscila Ratti Pedroni

 

 

Responsável Vigilância Sanitária

Francisco Barbosa

 

 

Responsável Atenção Primária

Marcilene Ursulino da Silva

 

 

Coordenador/a Imunização

Jeferson Rodrigo Lima

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FARMACOVIGILÂNCIA

Ações

Atividades

Notificação de EAPV

- Os hospitais, UBS, vigilância epidemiológica e consultórios médicos privados serão portas de entrada para atendimento e notificação imediata dos EAPV, onde os profissionais estarão treinados e habilitados para esta função, através de capacitação técnica.

- Os profissionais dessas unidades de saúde utilizarão a ficha de notificação de EAPV disponível no Manual de Vigilância Epidemiológica de Eventos Adversos Pós-Vacinação 4ª Edição, 2020 (disponível em http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_vigilancia_epidemiologica_eventos_vacin acao_4ed.pdf ).

- TODOS os eventos, graves ou não-graves, bem como os erros de imunização e problemas com a rede de frio, deverão ser notificados.

 

Investigação de EAPV

- As UBS e a vigilância epidemiológica ficarão responsáveis pela investigação e conclusão dos EAPV.

- As pessoas vacinadas serão orientadas a procurar a UBS de referência para informar a ocorrência de EAPV leves e moderados, e o Pronto Atendimento do Hospital e Maternidade Seitugu Hirata para os casos graves.

Identificação de Eventos Graves Pós-Vacinação, conforme Portaria n.° 204, de 17 de fevereiro de 2016

- A vigilância epidemiológica, através da enfermeira responsável, informará a regional de saúde sobre a ocorrência do EAPV no prazo máximo de 24 horas através de contato telefônico.

- A ficha de notiificação será digitada pela epidemiologia do município no sistema de informação E-SUS Notifica.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

OPERACIONALIZAÇÃO DA VACINAÇÃO

Ações

Atividades

Organização da Rede de Frio

O recebimento das vacinas pelo município ocorrerá dentro de caixas térmicas com termômetro para controle de temperatura, trazidas pela equipe da 14ª Regional de Saúde de Paranavaí, assim como os insumos necessários para a vacinação.

O armazenamento da vacina acontecerá em refrigeradores próprios que possuem sistema de segurança (bateria externa para casos de queda de energia ou problema elétrico).

Em vacinação descentralizada e extramuros serão disponibilizadas caixas térmicas de polietileno, ilhadas em seu interior com bobinas de gelo reutilizável, com termomêtro acoplado para controle da temperatura.

Capacitação/atualização dos profissionais de saúde

- Os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem que trabalharão na campanha serão treinados através de capacitação técnica realizada pelo coordenador municipal da imunização realizada nos dias 18, 19 e 20 de janeiro de 2021, onde serão abordados todos os tópicos constantes no Informe Técnico da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19 do Ministério da Saúde, enfatizando a utilização correta e racional dos EPI’s.

Vacinação

No primeiro momento, onde serão vacinados os profissionais de saúde que atuam na linha de frente da covid 19, em hospitais clinicos, UBS, SAMU e laboratórios de análises clínicas, assim como os internos e funcionários do Lar de Idosos de Loanda, a vacinação desse grupo ocorrerá na unidade de saúde onde o profissional trabalha.

Conforme esse público-alvo for sendo ampliado, a vacinação ocorrerá de forma centralizada no rol de entrada do Cine Teatro Guanabara, visto que as UBS estão atendendo casos suspeitos e confirmados de Covid.

Adentrarão ao rol de entrada do Cine Teatro de duas em duas pessoas pela porta de entrada à esquerda, onde será registrada a dose no sistema SI-PNI COVID pelo operador do sistema, a vacina será administrada pelo enfermeiro ou técnico de enfermagem e posteriormente a pessoa vacinada sairá pela porta de saída à direita.

As técnica da sala de vacina será responsável pela montagem das caixas térmicas com bobinas de gelo reutilizáveis ambientalizadas, assim como a organização/disponibilização de insumos e o enfermeiro coordenador da imunização levará as caixas com as vacinas até o ponto centralizado de vacinação, onde terá um enfermeiro, uma técnica de enfermagem e duas ACS, que serão responsáveis pela administração da vacina e registro da dose, respectivamente. Ao término do dia de trabalho, o coordenador da imunização procederá o recolhimento das vacinas para armazenamento no refrigerador da sala de vacina.

Todas as medidas de prevenção e controle para COVID-19 previstas na Resolução SESA n.º 632/2020 no acolhimento das pessoas nos locais de vacinação serão cumpridos, especialmente a obrigatoriedade do uso de máscaras, a higienização das mãos, o uso de álcool na entrada e saída do local de vacinação e distanciamento de menos um metro entre as pessoas, caso ocorra formação de filas.

Caso seja necessário, o horário de expediente para vacinação será estendido até às 19:00 horas durante a semana, assim como poderão ocorrer sábados denominados como dias “D” para facilitar o acesso do público-alvo à vacina.

 

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Ações

Atividades

Operacionalização do Sistema de Informação

As doses serão registradas no SI-PNI COVID pelos operadores do sistema, previamente capacitados para esta função.

Serão disponibilizados dois computadores para o registro nominal das doses no SI-PNI COVID, preferencialmente em tempo real. Caso não seja possível, por falta ou mal sinal de internet, o boletim nominal será preenchido e posteriormente digitado no sistema.

O ponto centralizado de vacinação, Cine Teatro Guanabara, possui internet fibra ótica de boa conectividade, permitindo o lançamento em tempo real das informações.

 

Vacinação Extra Muro

No primeiro momento, onde serão vacinados os profissionais de saúde que atuam na linha de frente da covid 19, em hospitais clinicos, UBS, SAMU e laboratórios de análises clínicas, assim como os internos e funcionários do Lar de Idosos de Loanda, a vacinação desse grupo ocorrerá na unidade de saúde onde o profissional trabalha.

Caso a cobertura vacinal desse e dos demais públicos-alvo, procederá a busca ativa domiciliar do individuo faltoso, de forma a garantir sua vacinação/imunização.

Grupos prioritários como idosos acamados e população privada de liberdade serão vacinados no domicilio e local onde estão presos, respectivamente.

Na vacinação extra muro, será utilizado o boletim nominal e posteriormente serão registrados as informações no SI-PNI COVID.

Registro na Caderneta de Vacinação

 

O individuo a ser vacinado deverá levar sua carteira de vacinação contendo seus dados de identificação pessoal para registro de aplicação da vacina. O ACS  deverá anotar as seguintes informações: data da vacinação, lote, laboratório e assinatura do profissional vacinador.

 

Caso a pessoa a ser vacinada não traga ou não possua carteira de vacinação será fornecida uma Caderneta de Vacinação à mesma para registro das informações.

 

GRUPOS PRIORITÁRIOS

GruposPrioritários

Quantitativo

Pessoas de 60 anos ou mais, Institucionalizadas

40

População Indígena em Terras Indígenas Demarcadas

0

Trabalhadores de Saúde que atuam em Serviços de Saúde

560

Pessoas de 80 anos ou mais

376

Pessoas de 75 a 79 anos

364

Pessoas de 70 a 74 anos

512

Pessoas de 65 a 69 anos

644

Pessoas de 60 a 64 anos

805

Pessoas em Situação de Rua

19

Trabalhadores de Força de Segurança e Salvamento

61

Comorbidades

1934

Trabalhadores Educacionais e da Assistência Social (CRAS, CREAS, Casas/Unidades de Acolhimento)

375

Pessoas com Deficiência Institucionalizadas

0

Pessoas com Deficiência Permanente Severa

28

Quilombolas, Povos e Comunidades Tradicionais Ribeirinhas

0

Caminhoneiros

121

Trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário e Ferroviário de Passageiros

22

Trabalhadores de Transporte Aéreo

0

Trabalhadores Portuários

0

População Privada de Liberdade (exceto trabalhadores de saúde e segurança)

161

Trabalhadores do Sistema Prisional

17

TOTAL

 

COMUNICAÇÃO

Ações

Atividades

Comunicação

 

Para informar e conscientizar a população sobre a estratégia de vacinação dos grupos prioritários serão utilizadas as redes sociais, o site da prefeitura, ofícios às igrejas, anúncios em rádios, jornais locais e carros de som móvel.

Os ACS, por meio da visita domiciliar, também atuam na divulgação e esclarecimentos sobre a campanha.

 

               

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

LOANDA, 20/01/2021.

Jeferson Rodrigo Lima (Coordenador Municipal da Imunização)

Ana Paula Marques Alencar (Secretaria Municipal de Saúde)

Marcilene Ursulino da Silva (Coordenadora da Atenção Primária em Saúde)