Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente cria depósito de resíduos de construção civil

Ao iniciarmos o ano de 2017 uma grande preocupação foi à destinação dos resíduos no município, a cidade encontrava-se com muitos pontos viciados de descarte incorreto de vários tipos de resíduos, como galhos e entulhos. Durante este ano foi pensado em várias alternativas para a destinação correta destes resíduos, na onde foi criado o Depósito de Resíduos de Construção Civil, ou seja a destinação para os tipos de resíduos segundo a RESOLUÇÃO Nº 307, DE 5 DE JULHO DE 2002 :

Art. 3º Os resíduos da construção civil deverão ser classificados, para efeito desta Resolução, da seguinte forma:
I – Classe A – são os resíduos reutilizáveis ou recicláveis como agregados, tais como:
a) de construção, demolição, reformas e reparos de pavimentação e de outras obras de infra-estrutura, inclusive solos provenientes de terraplanagem;
b) de construção, demolição, reformas e reparos de edificações: componentes cerâmicos (tijolos, blocos, telhas, placas de revestimento etc.), argamassa e concreto;
c) de processo de fabricação e/ou demolição de peças pré-moldadas em concreto (blocos, tubos, meios-fios etc.) produzidas nos canteiros de obras;

O local escolhido foi o “Buracão”, como é chamado, se encontra em frente ao cemitério e ao lado da Casa Mortuária, o depósito foi criado para que o resíduo seja depositado e posteriormente utilizado. O depósito já vem sendo usado desde o mês de Julho/2017, e já tivemos um bom retorno, pois muitos resíduos que antes eram enterrados e esquecidos hoje já esta sendo usados pelo município, diminuindo em muito o impacto ao meio ambiente, mesmo não sendo um resíduo que polua o solo por se tratar de um material inerte, mas sendo reutilizado ele ganha uma nova função.

O acesso ao local é controlado para evitar que seja alvo de descarte incorreto dos materiais, para utilizar o depósito deve-se entrar em contato através da Garagem da Prefeitura e no prédio da Prefeitura na Secretaria de Planejamento, funcionando o mesmo nos horários comerciais, da mesma forma todos os depósitos do município que prestam este serviço já foram orientados e possuem acesso ao local.